League of Legends e Dota 2 são jogos muito parecidos, e ao mesmo tempo protagonistas de uma das maiores “rivalidades” do mundo dos games: a de qual é o melhor jogo.
Mesmo mais de 10 anos desde que foram lançados, os precursores do gênero MOBA ainda travam uma batalha níveis de outras como FIFA X PES e Mario X Sonic.
E para os novatos que querem embarcar nesse tipo de jogo, paira sempre uma grande dúvida em relação a qual começar ou qual escolher. E para te ajudar nisso, hoje o Voxel coloca os dois títulos lado a lado, mostrando onde cada um deles mais se destaca em diferentes categorias.
Confira!
Jogabilidade
O primeiro quesito é justamente o que leva ao grande corte de opiniões.
Primeiro é preciso dizer que a jogabilidade de ambos os games é muito parecida, já que eles possuem o mesmo sistema de combate, objetivos, e até mesmo uma grande similaridade nas habilidades de seus respectivos personagens.
Entretanto, a grande diferença fica justamente pelo desenrolar das batalhas. Em Dota 2, há um foco maior na estratégia, principalmente em relação ao avanço das áreas e domínio das bases inimigas. Há uma dificuldade maior para progredir nesse ponto, necessitando que as equipes estejam muito alinhadas com cada personagem que compõe o grupo, e que tenha um planejamento mais assertivo para as investidas.
Já em League of Legends, tudo acontece de uma forma mais rápida. Os combates entre personagens de grupos adversários ocorrem com mais frequência, e as investidas podem acontecer a qualquer momento. Isso faz com que o jogo também tenha uma certa preferência para quem assiste, já que as partidas são mais intensas e rápidas do que em Dota 2.
Gráficos e desempenho
Em relação ao visual, ambos os jogos também trazem uma enorme similaridade. A começar pela ambientação, que chega a confundir aqueles que não estão acostumados com os games. A maior diferença fica em torno do posicionamento de elementos visuais na tela, como mapa, gráficos de habilidades entre outros.
Já em relação a qualidade visual, League of Legends é um game mais acessível para quem não possui um PC com um hardware tão bom. Dentro do jogo é possível reduzir elementos gráficos para que ele fique mais leve, e que ao mesmo tempo o seu desempenho não venha a ser comprometido. Sendo assim, é possível rodar o jogo até mesmo em 60 frames por segundo sem que ele tenha travamento ou problemas similares.
Já em Dota 2, é exigido um PC um pouco mais potente nos requisitos mínimos. Isso porque, mesmo em níveis mais baixos das opções gráficas, o game ainda conta com um detalhamento maior que seu concorrente, seja na ambientação das partidas, como nos personagens e na execução de habilidades em combate. O mesmo vale para o desempenho, onde também é possível ter partidas estáveis em 60 fps com a configuração mínima de hardware indicada.
Abaixo você pode conferir os requisitos mínimos de cada um dos jogos.
Dota 2
Processador: Intel Dual Core ou AMD com 2,8 GHz;
Memória RAM: 4 GB;
Placa de Vídeo: NVIDIA GeForce 8600/9600GT ou ATI/AMD Radeon HD2600/3600;
Espaço no disco: Requer 60 GB de espaço livre;
League of Legends
Processador: Intel Core i3-530 ou AMD A6-3650;
Memória RAM: 2 GB;
Placa de Vídeo: NVIDIA GeForce 9600GT ou AMD HD 6570 ou Intel HD 4600;
Espaço no disco: Requer 16 GB de espaço livre.
Cenário competitivo
Outro elemento muito importante na hora de se escolher um dos games é justamente o seu atual cenário competitivo. Isso porque, grande parte dos jogadores que se aventuram em ambos os títulos tem como objetivo tentar se destacar nas competições oficiais, e até mesmo se aventurar em equipes visando torneios menores.
Nesse quesito, League of Legends leva uma enorme vantagem no Brasil. O jogo é de longe um dos mais populares e com o cenário competitivo mais assistido de todo o país. Seu principal campeonato, o CBLOL, tem uma média de 111 mil views, o que o torna o torneio mais importante de esports aqui do Brasil.
Por sua vez, Dota 2 tem o maior torneio do mundo em relação à premiação: o The International. A versão 2023 da competição pagou mais de US$ 40 milhões em valor total de prêmios, se mantendo como o mais valioso do planeta. Porém, o cenário nacional do jogo não é um dos mais populares, mesmo com um crescimento das equipes brasileiras, com a Vivo Keyd Stars se classificando para os playoffs da competição pela primeira vez na última edição.
Mas afinal, qual é o melhor?
Não é possível dizer que um jogo é melhor do que o outro, mas sim que eles agradam a dois tipos de jogadores diferentes. Se você procura um game mais estratégico, visando a cooperação com a sua equipe, e combates menos intensos e frequentes, Dota 2 é o mais indicado.
Mas se você prefere uma jogabilidade mais frenética, principalmente para jogar sem uma equipe definida, e em partidas mais rápidas e dinâmicas, League of Legends é a melhor opção. Além disso, ele tem um bônus de rodar em PCs mais fracos e de contar com uma versão mobile, chamada de Wild Rift, para aqueles que não possuem um computador, e querem jogar o Moba.
Fonte:https://tecmundo.com.br/voxel/